Já ouviu falar de phishing? Trata-se de um tipo de ciberataque que está cada vez mais na atualidade. O phishing consiste no envio de mensagens, quer através de email, de SMS, mensagens instantâneas (chats) ou, inclusivamente, de redes sociais, no qual se falsifica a identidade de qualquer organização conhecida para obter a nossa informação mais confidencial (passwords, dados bancários...), incitando-nos a clicar sobre um link que o redireciona a uma página falsa.

Os ataques de phishing, para além de aumentarem o seu número ano após ano, são cada vez mais sofisticados e convincentes, conseguindo confundir os utilizadores que vêem a sua própria segurança ficar comprometida.

Muitas são as formas utilizadas na cibercriminalidade para captar a nossa atenção e para sermos redirecionados a páginas web fraudulentas, que simulam serem as legítimas: atualizações urgentes, encomendas ou serviços que não solicitou mas que necessita recolher urgentemente, avisos de um último pagamento, ou um banco pedindo que altere as suas passwords...

Descubra de seguida como detetar este tipo de ataques e como deve atuar em sua defesa para não acabar sendo mais uma vítima.

Infografía Ransomware