Imagine que necessita de descarregar uma aplicação concreta, mas não tem dados suficientes disponíveis no seu telemóvel. Não há problema. Lembrou-se da existência de um bar perto, que possui indicação de "Wifi Grátis". Que perfeito! Se estiver conectado à mesma poderá descarregar essa aplicação que tanto necessita.

Mas... o que poderia acontecer se essa rede wifi, não for tão segura como pensa?

Muitas vezes conectamo-nos a estes tipo de redes Wifi, sem ter em conta que não somos os únicos que nos conetamos à mesma. Se essa mesma Wifi, está configurada adequadamente, qualquer pessoa que tenha conhecimentos determinados, poderá interceptar todo o tráfego que circula nessa rede e redirecioná-lo conforme entender. Isto é, mesmo que possa parecer estar a aceder a uma determinada página, na realidade está a aceder a uma página similar à original, modificada por um atacante. Para quê?

Desta forma o atacante consegue aceder a dados confidenciais, como as suas passwords ou dados bancários (em função das páginas e operações que sejam realizadas) e inclusivamente podem chegar a infectar os dispositivos que se tenham conectado a essa rede Wifi.

Por isso, é importante que saiba como conectar-se a este tipo de redes Wifi, de uma maneira segura. Explicamos em seguida como actuar

Redes sociales