Formas de pagamento

Débito Direto em Conta

Domiciliar o pagamento das suas faturas é gratuito e muito mais cómodo.

Para ativar no multibanco, basta selecionar a opção débitos diretos, inserir o ID do credor e n.º de autorização e confirmar com a tecla verde.

O pagamento por débito direto, só ficará ativo quando for indicado na fatura. As faturas emitidas até esse momento devem ser liquidadas pelos outros meios de pagamento à disposição.

SEPA

O que é?


SEPA significa Single Euro Payments Area ou, em português, Área Única de Pagamentos em Euros.

Com a Área Única de Pagamentos em Euros desaparece a diferença entre pagamentos nacionais e transnacionais. No espaço SEPA, consumidores, empresas e Administração Pública, podem ordenar e receber pagamentos em euros através de uma única conta bancária, tendo por base as mesmas condições, direitos e obrigações.

A SEPA é já uma realidade: os utilizadores podem efetuar pagamentos transnacionais através de transferências a crédito, débitos diretos e cartões, de forma tão simples e eficaz como efetuam os pagamentos nacionais.

A SEPA permite a particulares, empresas e organismos da administração pública efetuarem pagamentos em moeda escritural em todo o espaço abrangido (28 Estados-Membros da União Europeia e Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega e Suíça), utilizando uma única conta bancária localizada em qualquer país desse espaço e um único conjunto de instrumentos de pagamento (Transferências a Crédito, Débitos Diretos e Cartões).

As contas bancárias passam, a ser identificadas através do código internacional IBAN (Internacional Bank Account Number), em vez do atual NIB (Número de Identificação Bancária).

Em Portugal, o IBAN é, na prática, composto pelo prefixo “PT50” seguido do NIB.

Em alguns casos, poderá ser solicitado o BIC (Business Identifier Code) como código de identificação da entidade bancária.
Ambos os códigos são facultados pelos bancos através de extratos bancários, portais, caixas automáticas, etc.
 

Exemplo de códigos bancários

Para transferências destinadas a contas domiciliadas em Portugal:

IBAN: PT50 0123 1234 12345678901 34

BIC:    ABCD PT PL XXX

O NIB é composto por 21 dígitos, sendo os 4 primeiros o código do banco, seguidos do código do balcão ou agência (4 dígitos), do número de conta (11 dígitos) e de dois dígitos de controlo.

O IBAN permite identificar e validar, no espaço SEPA, a conta bancária do beneficiário. O IBAN é composto, no máximo, por 34 carateres. Os primeiros dois representam o país de domiciliação da conta (PT-Portugal, ES-Espanha, DE-Alemanha, etc.). O terceiro e quarto carateres são de controlo (“50”, no caso português).

Os restantes dígitos correspondem, no caso de Portugal, ao NIB.

O BIC é composto por 8 ou 11 carateres. As 4 primeiras posições indicam o código do banco. A quinta e a sexta indicam o código do país e a sétima e a oitava o local do país. As posições 9 e 11 podem indicar a agência do banco. As primeiras 8 posições são obrigatórias.
 

Como activar?

A partir da data 1 de Fevereiro de 2014 todas as novas contratações e em todas edições de domiciliação de um contrato ao nível da domiciliação é necessário efetuar o preenchimento do mandato [PDF].
 

Multibanco

Selecione pagamentos > pagamentos de serviços > entidade > referência > Montante.