A Casa IBERDROLA

GERAIS

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Posso ser cliente IBERDROLA?

Sim, claro. Desde 4 de Setembro de 2006 que todos os consumidores de energia eléctrica em Portugal Continental podem escolher livremente o seu fornecedor. Contacte-nos através do n.º 808 50 20 50 e receba uma oferta adequada ao seu caso.

Para obter resposta a outras Perguntas Frequentes consulte, também, o Guia do Consumidor disponível no site da ERSE.

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Posso escolher um fornecedor de electricidade verde

A electricidade verde é aquela que é produzida a partir de fontes renováveis. Através das facturas de electricidade, pode verificar as fontes de energia primária utilizadas na produção da electricidade que lhe é fornecida, nomeadamente, as fontes renováveis.

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LIGAÇÔES À REDE

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Quem constrói a ligação à rede?

Na maioria das situações é o operador da rede que constrói a ligação de uma instalação à rede. No entanto, na electricidade, o consumidor/requisitante de uma ligação - com base no orçamento apresentado pelo operador da rede - pode optar pela construção do elemento de ligação para uso exclusivo pelos seus próprios meios, bem como, mediante acordo com o operador da rede, por promover a construção do elemento de ligação para uso partilhado, caso em que deverá ser ressarcido dos encargos que tenha suportado e que não sejam da sua responsabilidade.

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Como devo pedir um ramal de alimentação (baixada)?

Pode fazê-lo através do nº 808 505 505 (chamada local).

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Com quem tenho de contactar para ligar a minha instalação a uma rede de distribuição de energia?

Pode contactar directamente com o operador da rede de distribuição de electricidade ou de gás natural, consoante o caso, que é quem procede à ligação à rede.

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Quais os passos a seguir para o estabelecer uma ligação à rede?

Após a requisição da ligação, aguardar a apresentação do orçamento.

Na posse do orçamento, pode optar por promover por conta própria a construção do elemento de ligação para uso exclusivo (só na electricidade) ou também chegar a acordo com o operador da rede e promover a construção do elemento de ligação para uso partilhado (só na electricidade), observando as normas técnicas vigentes e os eventuais estudos elaborados.

O pagamento dos encargos devidos poderá ocorrer previamente ou de modo faseado, consoante o prazo previsto para a execução da obra de ligação seja até 20 dias úteis ou mais.

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CONTRATO DE FORNECIMIENTO

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Que informações me podem ser exigidas pela IBERDROLA para a celebração do contrato?

Habitualmente são exigidos alguns documentos e condições para a celebração de um contrato de fornecimento de electricidade ou de gás natural, a saber:

  • Documento de identificação (bilhete de identidade, passaporte ou cartão de contribuinte).
  • Demonstração da posse legítima do local de consumo (escritura ou contrato-promessa de compra e venda, contrato-promessa de compra e venda, contrato de arrendamento, outros comprovativos de residência).
  • Para o contrato de fornecimento de electricidade é necessário o N.º de Identificação Fiscal do proprietário ou usufrutuário do imóvel, o n.º da matriz ou o pedido de inscrição nas Finanças.

No primeiro contrato de fornecimento de electricidade para o local de consumo, deve ser exibido o certificado de exploração ou autorização provisória de exploração emitido pela CERTIEL.

Para o contrato de fornecimento de gás natural é necessário apresentar o certificado de inspecção da instalação a abastecer.

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O que são as condições gerais dos contratos do fornecimento de electricidade ou de gás natural? E quem as aprova?

As condições gerais que integram os contratos de fornecimento de electricidade e de gás natural são cláusulas contratuais que reproduzem os principais direitos e obrigações da IBERDROLA e dos respectivos consumidores. O conteúdo destas cláusulas não é negociado entre as partes, o que faz com estes contratos sejam conhecidos como contratos de adesão.

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Se pretender alterar a potência contratada a quem devo fazer esse pedido?

Qualquer alteração sobre a potência contratada deve ser solicitada junto da IBERDROLA.

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FACTURAÇÂO E PAGAMENTO

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A que corresponde a potência contratada constante da minha factura de electricidade?

A potência contratada corresponde ao valor máximo de potência que uma instalação de electricidade pode receber da rede, limitada pelo disjuntor que controla a potência. A potência contratada deve variar em função do tipo de aparelhos que tem em casa, mas não tem que ver com o consumo de electricidade, nem com o respectivo contador.

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Tenho mais de uma instalação em meu nome. Posso receber todas as facturas na mesma morada?

Pode. Contacte-nos através do nº 808 50 20 50 (chamada local).

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INTERRUPÇÂO FORNECIMIENTO

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O que fazer em caso de interrupção do fornecimento por avaria?

Deve comunicar a interrupção de fornecimento directamente ao Operador de Rede de Distribuição notificando a IBERDROLA.

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O atraso no pagamento de uma factura constitui fundamento para interrupção do fornecimento?

Sim, o atraso no pagamento de uma factura constitui fundamento para a interrupção do fornecimento.

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Qual a antecedência mínima para o pré-aviso de corte em caso de falta ou atraso no pagamento das facturas?

O consumidor tem que ser avisado com uma antecedência mínima de 10 dias, relativamente à data em que irá ocorrer a interrupção.

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Em que condições pode ocorrer a interrupção do fornecimento?

As causas que podem motivar a interrupção do fornecimento de electricidade ou de gás natural são as seguintes:

  • Caso fortuito ou de força maior;
  • Razões de segurança;
  • Razões de interesse público;
  • Razões de serviço;
  • Acordo com o consumidor;
  • Situações da responsabilidade do consumidor (ex. falta de pagamento da factura).

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Como posso evitar a interrupção do fornecimento, se não puder pagar a factura?

Não existe nenhum mecanismo que permita evitar a interrupção do fornecimento de electricidade ou de gás natural por dificuldades no pagamento das respectivas facturas. A interrupção e eventual restabelecimento do fornecimento implicam custos e obrigações adicionais por parte dos clientes.

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Esqueci-me de pagar a electricidade. O que devo fazer?

Deve fazer o pagamento imediato e contactar a IBERDROLA pelo +351 808 50 20 50, submetendo o comprovativo do mesmo.

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LEITURAS

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Quem devo contactar para a instalação de contador? Posso escolher o tipo de contador?

São os operadores das redes de distribuição de electricidade e de gás natural, e não a IBERDROLA, quem têm que instalar os contadores, não podendo cobrar aos consumidores qualquer quantia como preço, aluguer, amortização ou inspecção periódica que seja devida.

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Quando e como é feita a leitura do contador?

As leituras dos contadores podem ser feitas pelo próprio consumidor, pelo operador da rede de distribuição ou pelo Operador da Rede, a pedido da IBERDROLA. O operador da rede de distribuição tem que assegurar que tais leituras tenham lugar, de 3 em 3 meses, na electricidade, e de 2 em 2 meses no gás natural.

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É possível exigir à IBERDROLA a emissão mensal de facturas baseadas em leituras reais?

Não. O operador da rede de distribuição tem que assegurar que tais leituras tenham lugar, de 3 em 3 meses, na electricidade, e de 2 em 2 meses no gás natural. Não havendo leitura do contador, a facturação tem que se basear na estimativa do consumo

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Quando é que pode ser realizada uma leitura extraordinária?

A leitura extraordinária do contador de electricidade ou de gás natural é paga pelo consumidor e poderá ser solicitada em qualquer momento.

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Como se lê o contador?

Os contadores são de leitura fácil. No visor basta ver a informação numérica aí contida, que representa os kilowatts (kW) já consumidos. Deve, no entanto, ter em atenção que alguns contadores mais antigos apresentam uma casa decimal (o algarismo mais à direita), facilmente identificável que é identificado por se encontrar separado por uma vírgula ou escrito a vermelho. A casa decimal (nos casos existentes) deve ser desprezada, pois a leitura dos contadores é considerada em números inteiros.

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MUDANÇA DE FORNECEDOR

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O que devo fazer para mudar para a IBERDROLA?

Contacte a IBERDROLA através do nº 808 50 20 50 ou através dos formulários constantes neste site.

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Quanto tempo pode demorar o processo de mudança para a IBERDROLA?

Por regra, o processo de mudança de fornecedor não demorará mais do que 15 dias úteis. Alguns processos podem prolongar-se para além deste período, quando existe a necessidade de uma intervenção no local de consumo.

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Quanto me vai custar mudar para a IBERDROLA?

O processo de mudança de fornecedor não tem quaisquer custos para o consumidor.

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Qual a entidade responsável pela gestão dos processos de mudança de fornecedor?

A entidade responsável pela gestão dos processos de mudança de fornecedor é o Operador Logístico de Mudança de Comercializador, que acumulará esta função no sector da electricidade e no sector do gás natural. No entanto, esta entidade ainda não entrou em funcionamento, pelo que, a gestão dos processos de mudança de fornecedor ainda se mantém no operador da rede de transporte de gás natural e no operador da rede de distribuição de electricidade em Média Tensão e Alta Tensão.

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Preciso obrigatoriamente de assinar um contrato para mudar para a IBERDROLA?

O fornecimento de electricidade ou de gás natural pressupõe sempre a celebração de um contrato com a IBERDROLA.

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Preciso de mudar o contador para mudar para a IBERDROLA?

A mudança de fornecedor não requer a substituição do contador. Esta substituição pode, no entanto, ocorrer se o consumidor escolher por exemplo uma opção tarifária diferente e por razões técnicas.

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A qualidade do fornecimento pode ser afectada com a mudança para a IBERDROLA?

As características do fornecimento estão ligadas às redes de distribuição de electricidade ou de gás natural, não se alterando em função do fornecedor.

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A mudança para a IBERDROLA implica alguma alteração à potência contratada?

A potência contratada está relacionada com as características técnicas de uma instalação de electricidade, não se alterando com a mudança de fornecedor.

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Qual o consumo a considerar na data de mudança para a IBERDROLA?

O consumo a considerar para efeitos de mudança de fornecedor pode ser obtido através de leitura directa do contador ou de estimativa do consumo efectuadas pelo operador da rede de distribuição de electricidade ou de gás natural. O consumidor, o anterior fornecedor ou o novo fornecedor podem sempre solicitar a realização de uma leitura extraordinária, suportando o consumidor, neste caso, os custos correspondentes à prestação deste serviço.

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O que é o Código do Ponto de Entrega (CPE)? E o Código Universal de Instalação (CUI)?

O Código do Ponto de Entrega (CPE) é uma chave que permite identificar de forma inequívoca a instalação de cada consumidor de electricidade e consta da respectiva factura. O Código Universal de Instalação (CUI) é uma chave que permite identificar de forma inequívoca a instalação de cada consumidor de gás natural e consta da respectiva factura.

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O que é a Baixa Pressão (BP)?

É a pressão, cujo valor relativamente à pressão atmosférica é igual ou inferior a 4 bar.

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O que é a Baixa Tensão (BT)?

É a tensão, entre fases, cujo valor eficaz é igual ou inferior a 1 kV.

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O que é a Baixa Tensão Normal (BTN)

É a classificação tarifária de fornecimentos em Baixa Tensão com potência contratada inferior ou igual a 41,4 kVA.

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O que é a Baixa Tensão Especial (BTE)?

É a classificação tarifária de fornecimentos em Baixa Tensão com potência contratada superior a 41,4 kW.

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TARIFAS E PREÇOS

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Quem define os preços no mercado liberalizado?

Os preços praticados pela IBERDROLA no mercado liberalizado são estabelecidos por acordo com os consumidores, salvo uma parcela, relativa ao uso das redes de transporte e distribuição (tarifa de acesso às redes), que é aprovada pela ERSE.

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Quem paga as tarifas de acesso às redes?

As tarifas de acesso às redes de transporte e distribuição de electricidade ou de gás natural são pagas directamente pela IBERDROLA aos operadores das referidas redes, mas “em nome” dos seus clientes. Ou seja, o valor correspondente ao uso das redes integra o preço a pagar pelos consumidores de electricidade e de gás natural e é devidamente identificado nas respectivas facturas.

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Quem pode beneficiar da Tarifa Social?

A Tarifa Social está prevista no sistema tarifário e destina-se a consumidores que, enquadrando-se nos limites de potência contratada de 1,15 kVA ou 2,3 kVA (em Portugal Continental), tenham um consumo que não exceda os 400 kWh por ano.

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CONTACTO

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Como contacto a IBERDROLA?

A forma mais cómoda é através da Linha IBERDROLA 808 50 20 50 (chamada local).

Em caso de avarias, ligue 800 506 506 (chamada gratuita). O serviço de avarias está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para fornecer a leitura de um contador, ligue 800 507 507 (chamada gratuita).

Visite as nossas lojas e agentes, se preferir o contacto presencial.

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