As redes sociais converteram-se nos seus álbuns de fotografias, no seu mural de anúncios e, inclusivamente, revela a sua opinião sobre diversos temas. Permite-lhe publicar o que lhe acontece no dia-a-dia, emitir a sua opinião sobre noticias, participar em debates . E tudo isto, frequentemente, de uma forma pública.

Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Linkedin e outras redes sociais, funcionam como exposição da vida de milhões de pessoas. No entanto, ainda que possa gostar de partilhar as suas experiências com os seus contactos, deve ter em conta que se o fizer sem tomar as devidas precauções, toda a informação que publicar, pode terminar acessível a outros utilizadores da rede social, ficando os mesmos aptos a realizar uma "radiografia" da sua vida.

Esta, aliás, é uma tática muito utilizada pelos Ciberdelinquentes, que utilizam estas publicações para conseguir informação, usurpar identidades, roubar credenciais ou inclusivamente chantagear alguém, em troca da não distribuição de uma determinada imagem ou publicação.

Se pretende saber como evitar ser mais uma vitima, em seguida explicamos como utilizar as redes sociais de forma segura.

Redes sociales