2008

No ano de 2008, a IBERDROLA teve 3 projetos de redução de consumo energético para empresas:

 

Acompanhamento Energético

Setor: Indústria & Serviços

A medida intangível da IBERDROLA aprovada pela ERSE para o ano de 2008, denominada por "Acompanhamento Energético" permitiu identificar medidas de economia de energia resultantes da adoção pelos Participantes de melhores práticas energéticas, dando formação aos quadros responsáveis na área energética e apoiando a implementação de medidas de economia de energia.

Foram elaboradas 50 Auditorias Energéticas com respetivos relatórios individuais e com base em todos estes trabalhos foi preparado um Manual de Boas Práticas [PDF] genérico.

Foram propostas 215 Medidas de otimização energética:

  • Otimização na iluminação,
  • Otimização na produção de Ar Comprimido,
  • Instalação de painéis solares térmicos,
  • Medidas relacionadas com contratos elétricos,
  • Instalação de variadores de velocidade em motores.

Poupanças anuais de 3.300 MWh/ano e 1.500 ton de CO2/ano equivalente a 354.000 €/ano (redução média do consumo de 8% atingindo em alguns casos reduções superiores a 20%).

SUBIR

Freecooling

Setor: Comércio & Serviços

A medida "Freecooling como complemento de sistemas de climatização" foi aprovada pela ERSE para o ano de 2008, estando enquadrada nas medidas tangíveis para o segmento de Comércio e Serviços.

Esta medida permitiu reduzir o consumo de energia através da instalação de sistemas que funcionam como complemento dos sistemas de refrigeração do tipo “ciclo frigorífico”, através da utilização do potencial de arrefecimento do ar exterior.

Foram realizadas 150 visitas a salas técnicas.

Houve uma redução média do consumo de energia elétrica em 36%;

Consumo evitado médio por equipamento de 68.543 KWh/ano;

Consumo evitado total de 6.443.000 KWh/ano.

SUBIR

Controlo da Limpeza de Filtros de Mangas

Setor: Indústria & Agricultura

Medida redimensionada em 4% do valor apresentado em candidatura à ERSE.

A medida “Controlo da Limpeza de Filtros de Mangas” foi aprovada pela ERSE para o ano de 2008 com o objetivo de reduzir o consumo de ar comprimido nos sistemas de despoeiramento (baseados na tecnologia de filtros de mangas) e, consequentemente, o consumo de energia elétrica associado à produção do ar comprimido.

Foram instalados 20 equipamentos de controlo por diferencial de pressão em consumidores industriais de energia elétrica, com instalações industriais com filtros, com controlo de limpeza efetuado por temporização;

Consumo evitado médio por equipamento de 2.258KWh/ano;

Consumo evitado total de 45.150KWh/ano.

SUBIR