Iberdrola e Air Liquide assinam PPA para descarbonizar produção em Portugal e Espanha

dot

Iberdrola vai fornecer eletricidade verde proveniente de 25 MW de projetos de energia renovável à Air Liquide.

dot

As empresas estreitam assim a sua colaboração para juntas apoiar a transição para uma economia mais limpa através da descarbonização da industria

dot

Tanto a Iberdrola como Air Liquide trabalharão juntas em novas oportunidades de descarbonização da industria.

A Iberdrola e a Air Liquide acabam de assinar um acordo de compra de energia a longo prazo (PPA). A energia renovável será fornecida à Air Liquide para apoiar a descarbonização da sua operação em Portugal e Espanha.

Assim, a Iberdrola, fornecerá a energia produzida a partir de 25 MW de três projetos eólicos terrestres no norte de Espanha.

O acordo é o resultado da estreita colaboração entre a Iberdrola e a Air Liquide, empresa fornecedora de gases industriais como oxigénio, azoto e hidrogénio ou outros gases e serviçoes médicos para hospitais e pacientes. Isto irá permitir à Air Liquide o desenvolvimento contínuo de soluções inovadoras e sustentáveis para o fornecimento aos seus clientes industriais e médicos para que os mesmos alcancem as sua metas de redução da pegada de carbono associada aos seus produtos finais.

Sergio Hernández de Deza, Diretor Global de clients e PPA: "A Iberdrola e a Air Liquide partilham um compromisso de oferecer um futuro mais limpo e competitivo. As empresas têm um papel cada vez mais importante na garantia de que a transição energética e a descarbonização do setor industrial continuem a avançar rapidamente. Acordos como este são fundamentais para apoiar a nova capacidade de energia renovável que está a ser construída."

Líder do mercado europeu de PPA

A Iberdrola tem uma vasta experiência em PPAs. A empresa gere acordos de aquisição de energia a longo prazo em mercados como Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, México e Austrália, provenientes de projetos eólicos - terrestres e offshore - e fotovoltaicos.

A empresa tem oferecido propostas inovadoras de PPA há mais de uma década. Pelo segundo ano consecutivo, a Iberdrola confirmou-se como líder no mercado europeu de PPA, de acordo com o relatório Pexapark Renewables Market Outlook 2025, com 1.251 MW contratados (+38% em comparação com 2023).

A Iberdrola anunciou 15 acordos na Europa, com grandes empresas como a Amazon, com a qual assinou PPAs eólicos e fotovoltaicos em Espanha, Portugal e Reino Unido para o parque eólico offshore East Anglia THREE. Além disso, assinou também acordos com empresas italianas como a BTicino, a Acciaierie Venete, a Prima Sole Components e a Bayer, num total de cerca de 50 MW.

A empresa reforçou ainda as alianças com grandes empresas como a Microsoft, a Meta, a Salzgitter, a Mercedes-Benz e a Vodafone, confirmando o PPA como uma ferramenta essencial para a descarbonização industrial, uma vez que garante a energia renovável a um preço fixo e estável a longo prazo.