Como poupar energia em teletrabalho

  • Casa Verde

Como poupar energia em teletrabalho

07 de Novembro 2022

6 min de leitura

Saiba como economizar energia no teletrabalho. Reduza a sua fatura com gestos diários simples.

Se atualmente está em teletrabalho, de certeza que já deu conta dos benefícios que isso traz.

No entanto, também há desvantagens: já deve ter notado um aumento de gastos de energia. E é por isto que a Iberdrola tem para si dicas que podem ajudar a otimizar o consumo de energia sem afetar de forma negativa o desempenho do seu trabalho.

Conselhos para poupar energia no teletrabalho

Quando estamos em teletrabalho, aumentamos o número de horas que estamos em casa e com isso a energia que consumimos. A boa notícia é que, com um bom planeamento, é possível reduzir o consumo de energia da casa e o segredo está em direcionar todos os esforços para alcançar a máxima eficiência energética.

Além da poupança na fatura, com o planeamento adequado, contribui também de forma positiva para a conservação do meio ambiente.

O primeiro conselho a seguir pode parecer muito simples, mas não é por isso menos importante.Na verdade, trata-se da base da poupança energética durante o teletrabalho.

Se quer ter sucesso no seu objetivo de poupança energética, é imprescindível que organize da melhor forma possível o seu horário de trabalho, quer tenha um horário determinado para cumprir ou tenha a liberdade de gerir o seu próprio horário.

Aproveite a luz natural

A luz elétrica tem de ser usada de forma adequada se quiser poupar o máximo de energia possível. Uma das melhores maneiras para o conseguir é aproveitando a luz natural.

Consegui-lo não é particularmente difícil. Tudo o que tem de fazer é evitar, dentro do possível, trabalhar de noite. Tente escolher um lugar da casa para trabalhar no qual não precise de recorrer à luz elétrica.

Se, por alguma razão, for impossível aproveitar a luz natural, recomendamos que instale no seu espaço de trabalho lâmpadas LED de baixo consumo.

Trabalhe com uma temperatura confortável

Se a temperatura não for adequada, é difícil trabalhar confortavelmente. Por isso, recomendamos que utilize um termostato. Além disso, durante o inverno é recomendado usar um aquecedor ou ar condicionado capaz de manter a temperatura entre os 23°C e os 21°C para que se sinta confortável. Por outro lado, nos quentes meses de verão, deverá recorrer ao ar condicionado para manter a temperatura entre os 25°C e os 24°C.

Vale a pena destacar que isto só deve ser feito em casos estritamente necessários. Se ao usar roupa fresca ou quente, abrir a janela ou trabalhar num lugar fresco for suficiente, então pode optar por não ligar o ar condicionado ou aquecedor para melhorar o consumo de energia em teletrabalho.

Desligue os aparelhos quando não os está a usar

Se não desligar os aparelhos eletrónicos quando não os usa, então não conseguirá otimizar a poupança energética ao máximo. Ainda que não consumam tanta energia como quando estão em uso, os aparelhos em stand-by também representam uma quantidade significativa de gastos na conta da eletricidade.

Se o seu problema é esquecer-se de os desligar, considere a possibilidade de os ligar todos à mesma extensão, de forma a conseguir desligá-los todos ao mesmo tempo, como parte da rotina.

Vale a pena referir que é sempre boa ideia optar por aparelhos que se caracterizem pela sua elevada eficiência energética, para compensar os que não partilham dessa mesma caraterística.

Escolha os planos elétricos que mais lhe façam sentido

Algumas pessoas escolhem planos de eletricidade desadequados para o uso pretendido de energia, o que dificulta muito a economia energética. Na Iberdrola temos planos de eletricidade adaptados ao seu consumo, recorra ao nosso simulador de planos e encontre o plano mais adequado para poupar energia.

Ao certificar-se que usa o plano de energia mais conveniente, de acordo com o seu horário de trabalho, irá ver a fatura reduzir. Existem planos de eletricidade que possuem a opção de escolher uma tarifa de acordo com o horário de maior consumo. Se está em casa a trabalhar o dia inteiro pode compensar optar por uma tarifa simples. Se trabalha em horários noturnos e/ou sábados e domingos pode compensar contratar um plano optando pela tarifa bi-horária.