A sua energia tem vantagens

Disponibilizamos-lhe uma forma de gerar energia, cómoda e autónoma,
adaptada às suas necessidades de consumo, que lhe permite poupar na fatura de eletricidade.

Que solução oferecemos ?




1
2
3
4
/4

Painéis solares

Consumo próprio de eletricidade

Excesso de energia

Consumo da rede elétrica

Escolha o pacote que pretende contratar

Usufrua da redução do IVA de 23% para 6%

Os Pacotes Smart Solar incluem:

Painéis 340Wp

Inversor ou microinversor

Instalação e configuração

Sistema de Monitorização

Simule a sua instalação

As soluções Smart Solar ajudam-no a reduzir a sua fatura enquanto protege o planeta.
Faça já a sua simulação e descubra quanto poderá começar a poupar mensalmente.

Três simples passos

  • datos Indique os seus dados
  • consumo Indique o seu consumo
  • calculo E calcule a sua poupança
Iniciar simulação

Bateria Solar Iberdrola

Conheça as nossas baterias e descubra qual a mais adequada para a sua instalação.

Saber mais

A energia renovável já não é um assunto do futuro.

A Iberdrola oferece a instalação de paineis solares à sua medida.

Garantia Iberdrola

Acreditamos na qualidade dos nossos produtos mas para que nunca lhe falte nada oferecemos as seguintes garantias:

Plano Smart

Plano Smart

Desconto

Desconto até 12%

Com o Plano Smart, os clientes de Energia Solar e Mobilidade Elétrica têm acesso a um desconto de até 12% sobre os preços da energia e da potência e a possibilidade de escolherem entre uma tarifa simples e bi-horária. Mais vantagens para quem já faz parte de um futuro mais verde e digital.

Potência

6,90kVA

Preço estimado

26,52

€/mês
30,14€ por /mês

App Iberdrola Clientes Portugal

Através da nossa aplicação vai poder conhecer de forma detalhada o consumo elétrico da sua casa e adaptá-lo aos seus hábitos de consumo. Este Monitor de Consumo ajudá-lo-á a poupar na sua fatura de forma intuitiva e consciente.

Acompanhe, em tempo real, a energia produzida pelos seus painéis e consumida em casa

Configure as notificações que deseja receber e defina alarmes rápidos

Saiba como melhorar o seu perfil de consumo e poupar ainda mais na sua fatura

Pode contratar por chamada

Ligue grátis

800 607 706

Dias úteis, das 9h às 20h.

Pode contratar nas nossas lojas

Encontre o ponto de apoio ao cliente mais próximo de si.

Ver mapa

Energia solar em números

Tem alguma dúvida?

Perguntas mais frequentes

A geração de energia própria tem vantagens óbvias. Sendo possível utilizar o sol como uma fonte de energia, está a baixar o nível de consumo de eletricidade da rede, atenuando a conta no fim do mês. Além do mais, a vida útil dos painéis solares é de aproximadamente 25 anos e é uma solução que exige pouca manutenção.

O sol é uma fonte virtualmente infinita e cuja produção de energia não tem qualquer tipo de emissões poluentes. Quanto maior e mais eficiente for o nosso parque de energia solar, menos combustíveis fósseis teremos de consumir, contribuindo para a sustentabilidade de recursos e do ambiente do nosso planeta.

Para trazerem um benefício óbvio ao consumo energético doméstico, os painéis solares têm de ser instalados num sítio com boa exposição solar, o que não significa que precise de sol direto - os painéis são alimentados de luz solar. Como em qualquer parte do mundo, a luz solar existe o ano inteiro, mas dado que a sua quantidade é afetada pelo quão longo é o período diurno e pelas condições meteorológicas, Portugal acaba por ser um ótimo destino para as soluções de painéis solares.
É claro que, por uma questão de tamanho e de necessidade de exposição solar, os painéis solares precisam de alguma área de instalação seja num telhado ou num terreno: por cada painel solar, são necessários cerca de 2 m2, o que, dependendo da quantidade de painéis solares necessários ou desejados para alimentar a sua casa, pode aumentar significativamente.

Como funcionam os panéis solares

Um painel solar é um dispositivo com cerca de 2 m2 de superfície que capta a energia solar, convertendo-a em eletricidade ou calor. Ou seja, os painéis solares tanto podem ser fotovoltaicos, como térmicos.

O processo de geração de energia num painel solar tem uma curiosa parecença com o efeito de uma tacada num jogo de snooker. A nossa bola branca são os fotões da luz solar, partículas que possuem energia suficiente para estimular movimento nos eletrões do silício. Quando os fotões entram em contacto com os eletrões, os mesmos transferem-se entre os dois componentes de silício, criando corrente. A energia é então encaminhada para um inversor, que trata de converter a corrente direta em corrente alternada, permitindo que a eletricidade gerada possa ser consumida em casa.

Painel Fotovoltaico
Para efeitos de geração de energia, precisamos de um painel solar fotovoltaico, que utiliza células solares, feitas de dois tipos de silício, para converter a energia solar em eletricidade. Quanto maior a extensão do painel, maior a quantidade de energia produzida.

Painel Térmico
O funcionamento (e funcionalidade) do painel solar térmico acaba por ser mais simples e direto, convertendo a energia solar em energia térmica. A aplicação prática mais evidente de um painel solar térmico é o aquecimento de água. Painel Térmico

É possível realizar instalações de autoconsumo isoladas da rede, mas geralmente não faz sentido a nível económico ou ambiental. O motivo para uma instalação isolada requer um número maior de painéis e, necessariamente, a instalação de baterias suficientes para armazenar durante o dia a energia que será consumida à noite. Assim sendo, o custo de uma instalação isolada é consideravelmente superior ao de uma instalação ligada à rede.

Pacotes Smart Solar Iberdrola

Os Pacotes Smart Solar Iberdrola são uma solução chave-na-mão, que inclui:
  • Aconselhamento personalizado para saber a solução ideal para a sua casa
  • Painéis solares fotovoltaicos e microinversores*
  • Garantia de 12 anos dos painéis, 5 dos microinversores* e 3 da instalação
  • Instalação realizada por técnicos qualificados
  • Sistema de monitorização
  • Acompanhamento de todo o processo de registo e comunicação na DGEG, quando aplicável
  • Facilidade de pagamento em 36 mensalidades, sem juros e sem investimento inicial

Os painéis fotovoltaicos da Iberdrola têm uma vida útil de cerca de 25 anos. Estes equipamentos apresentam uma potência nominal mínima de pelo menos 80% após 25 anos da sua instalação.

Cada módulo tem, no mínimo, uma potência nominal de 340Wp. No entanto, a produção de qualquer painel solar fotovoltaico é sempre limitada pela potência do microinversor ou inversor.

Os cuidados a ter com este tipo de sistema passam pela limpeza dos painéis com água cerca de 1-2 vezes por ano e o desimpedimento de objetos/vegetação que possam causar sombreamento nos painéis.

Sim, desde que o sistema seja instalado num espaço que faça parte da sua fração autónoma. Caso a instalação seja feita num espaço comum do edifício, é necessária a autorização de 2/3 dos condóminos em assembleia de condomínio.

Depende do número de painéis a instalar, mas em média, a instalação dura entre 3-4h.

Relacionados