-
- Casa
- Energia Solar
- Painéis Solares
Como funcionam os painéis solares?
Energia do futuro
Saiba como os painéis solares geram eletricidade para a sua casa.
O que é um painel solar?
Um painel solar é um dispositivo com cerca de 2 m2 de superfície que capta a energia solar, convertendo-a em energia ou calor. Ou seja, os painéis solares tanto podem ser fotovoltaicos, como térmicos.
Como funciona?
O processo de geração de energia num painel solar tem uma curiosa parecença com o efeito de uma tacada num jogo de snooker. A nossa bola branca são os fotões da luz solar, partículas que possuem energia suficiente para estimular movimento nos eletrões do silício. Quando os fotões entram em contacto com os eletrões, os mesmos transferem-se entre os dois componentes de silício, criando corrente. A energia é então encaminhada para um inversor, que trata de converter a corrente direta em corrente alternada, permitindo que a eletricidade gerada possa ser consumida em casa.
Tipos de painéis solares
Painel fotovoltaico
Para efeitos de geração de energia, precisamos de um painel solar fotovoltaico, que utiliza células solares, feitas de dois tipos de silício, para converter a energia solar em eletricidade. Quanto maior a extensão do painel, maior a quantidade de energia produzida.
Painel térmico
O funcionamento (e funcionalidade) do painel solar térmico acaba por ser mais simples e direto, convertendo a energia solar em energia térmica. A aplicação prática mais evidente de um painel solar térmico é o aquecimento de água.
Quais as vantagens de optar por energia solar?
A geração de energia própria tem vantagens óbvias. Sendo possível utilizar o sol como uma fonte de eletricidade, está a baixar o nível de consumo da rede, atenuando drasticamente a conta no fim do mês. Além do mais, os painéis solares estão projetados para durarem aproximadamente 25 anos, e são uma solução de baixos custos de manutenção.
De que forma ajuda o planeta?
O sol é uma fonte virtualmente infinita e cuja produção de energia não tem qualquer tipo de emissões poluentes. Quanto maior e mais eficiente for o nosso parque de energia solar, menos combustíveis fósseis teremos de consumir, contribuindo para a sustentabilidade de recursos e do ambiente do nosso planeta.
É indicado para mim?
Para trazerem um benefício óbvio ao consumo energético doméstico, os painéis solares têm de ser instalados num sítio com boa exposição solar, o que não significa que precise de sol direto - os painéis são alimentados de luz solar. Como em qualquer parte do mundo, a luz solar existe o ano inteiro, mas dado que a sua quantidade é afetada pelo quão longo é o período diurno e pelas condições meteorológicas, Portugal acaba por ser um ótimo destino para as soluções de painéis solares.
É claro que, por uma questão de tamanho e de necessidade de exposição solar, os painéis solares precisam de alguma área de instalação seja num telhado ou num terreno: por cada painel solar, são necessários cerca de 2 m2, o que, dependendo da quantidade de painéis solares necessários ou desejados para alimentar a sua casa, pode aumentar significativamente.