Como viver 24 horas com Energia Solar

  • Energias Renováveis

Como viver 24 horas com Energia Solar

03 de Novembro 2023

6 min de leitura

De manhã à noite, os seus painéis solares produzem a energia necessária para uma gestão eficiente do seu lar. Saiba mais sobre o seu funcionamento ao longo do dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje em dia é já possível viver da energia solar, sem renunciar a qualquer conforto moderno. Investir num sistema de energia solar é investir num futuro mais tranquilo e sustentável, com faturas de energia mais baixas e a consciência tranquila de sabermos que estamos a contribuir para a proteção do planeta.

De facto, são cada vez mais as pessoas em Portugal que decidem aproveitar as fantásticas condições climatéricas deste país, ao investir na instalação de painéis solares nas suas casas e assim usufruindo de eletricidade produzida de forma limpa e acima de tudo, económica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal, um país abençoado pelo sol

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal está nas bocas do mundo, algo que não surpreende. Afinal, para além de muitas outras características apelativas, este é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar, com um número médio anual de horas de Sol entre os 2.200 e os 3.000.

Uma família portuguesa apresenta um consumo médio anual de 3750 kWh/ano. No norte de Portugal, as cerca de 1800 horas anuais de pico solar correspondem a uma produção energética de cerca de 4.200 kWh/ano, o que excede consideravelmente as necessidades médias de uma família portuguesa. Estes números aumentam consideravelmente ao seguirmos rumo ao sul do país onde se registam até 3000 horas de pico solar, que resultam numa produção de energia que quase triplica o valor das necessidades energéticas de uma família média.

Estes dados mostram que é possível viver do sol em Portugal. Para isso, é apenas necessário proceder à instalação de um sistema de energia solar ajustado às suas necessidades, equilibrar o consumo e, finalmente, desfrutar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nasce o sol, inicia-se a produção de energia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Virados para sul e com inclinação, os painéis solares iniciam o seu trabalho de produção de energia a partir do momento em que o sol nasce no horizonte, e os primeiros raios incidem sobre si. A luz verde LED indica a carga solar, apagando-se apenas ao pôr-do-sol. A meio do dia, quando o sol incide com toda a sua força sobre os painéis, estes chegam a atingir picos de 20 volts.

Os painéis solares requerem muito pouca manutenção . Tudo o que precisa de fazer é certificar-se, pontualmente, que não existem detritos a cobri-los, limpando-os com água e um pouco de sabão. Através do visor do inversor solar poderá verificar regularmente a carga das baterias (se existirem), o fluxo máximo de watts recebido do sol e a temperatura exterior dos painéis solares.

Caso a instalação do sistema solar tenha sido desenhada tendo em conta as suas reais necessidades de consumo energético, na hora de maior pico solar, todos os eletrodomésticos e aparelhos elétricos trabalharão com toda a sua intensidade.

E o que acontece à noite ou durante as horas em que o sol fique encoberto por nuvens? Não se preocupe, não corre o risco de ficar sem energia. À noite - quando a produção é interrompida, ou em momentos de céu muito nublado - quando a produção de energia reduz, terá sempre a energia proveniente da rede elétrica.

Mas se o seu objetivo é viver 24h com energia solar, pode optar pela utilização de baterias , onde poderá acumular energia excedente produzida durante o dia que poderá usar durante a noite. Feitas de lítio e células LFP, estas baterias, de fácil instalação, estão disponíveis nas versões de 5 kWh e 10 kWh.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A chave para uma casa solar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É importante, no entanto, que, regularmente, ajuste o seu consumo ao sistema energético com vista a aproveitar da melhor forma a produção de energia solar dos seus painéis.

É aqui que se destaca a importância de um sistema de monitorizaçã, que o permite acompanhar, em tempo real e de forma detalhada os seus consumos através de uma APP para smartphones, reajustando-os sempre que sentir necessidade.

A utilização deste sistema de forma regular, oferece-lhe uma maior consciencialização em relação a gastos de energia desnecessários como luzes ligadas durante o dia, ou gadgets em modo standby. Com a informação na sua mão, não há nada que se possa meter entre si e um futuro mais económico, consciente e sustentável.