Potência contratada de eletricidade - como saber, calcular e alterar?
26/05/2025


Potência contratada de eletricidade - como saber, calcular e alterar?
Reduzir os gastos mensais e, especificamente a fatura da eletricidade, é do interesse da grande maioria dos portugueses. Para que a poupança seja efetiva, enquanto consumidor é essencial que tenha a informação do seu lado, para tomar decisões adaptadas à sua casa ou empresa.
Sabe qual é a sua potência de eletricidade contratada? Alguma vez colocou este dado em perspetiva?
É isso mesmo que vamos abordar neste artigo.
O que é a Potência Elétrica Contratada?
A potência contratada é a quantidade máxima de energia disponível para ser utilizada ao mesmo tempo na sua casa ou empresa. Esta potência é expressa em kilowatts (kW) e determina a quantidade de equipamentos elétricos que poderão estar ligados em simultâneo sem provocar um corte de energia.
Qual é a potência ideal a contratar?
Quando escolhe um serviço de eletricidade é necessário definir a potência, no entanto, este é um dado que é frequentemente esquecido.
Agora já sabe porque é que aquele aquecedor faz “disparar” o quadro elétrico lá de casa. Certamente terá uma potência contratada no limite ou abaixo das suas necessidades.
Por outro lado, embora uma potência demasiado elevada não tenha físico na sua rotina, terá sim impacto na sua fatura de eletricidade. Se não precisa de tanta potência contratada, não faz sentido pagar por ela. Caso seja cliente Iberdrola, pode consultar a sua potência contratada diretamente no detalhe da sua fatura, como explicamos aqui.
Agora que já sabe qual é a sua potência contratada, como pode saber se está cima do que realmente consome?
Como calcular e decidir a potência contratada?
De forma a balizar expectativas, uma casa típica pode ter uma potência contratada que varia entre os 3,45 kW (para uma casa pequena) e os 6,9kW (para uma casa familiar maior). No caso de empresas ou habitações coletivas, com necessidades energéticas mais elevadas, pode ser necessária uma potência de mais de 10 kW.
Pode estimar a sua potência contratada no nosso simulador, aqui. Mas para saber ao certo qual o valor para a sua casa, siga os seguintes passos:
- Contabilize a quantidade de equipamentos elétricos que têm de funcionar, ao mesmo tempo, na sua casa. Adicione um a três outros equipamentos que possam não ser utilizados com tanta frequência, mas que devem ser considerados, por exemplo, o secador de cabelo.
- Verifique a potência de cada aparelho, que geralmente está indicada na etiqueta técnica do produto, em watts (W).
- Some todas as potências desse levantamento e divida o resultado por 1000 para obter o valor em kW.
- Adicione uma margem de segurança de 20% a esse resultado.
Aí tem a sua resposta! Faz sentido com a potência que tem atualmente contratada?
Como alterar a potência contratada de eletricidade?
Se verificar que a potência contratada não é a mais adequada, pode pedir a alteração conforme as suas necessidades junto do seu fornecedor de eletricidade.
Na Iberdrola, garantimos que este processo é simples e rápido! Esclarecemos ainda todas as taxas e contribuições e ajudamo-lo a reavaliar se o seu plano contratado é o mais vantajoso para si.
É possível alterar a potência contratada?
Sim, tanto é possível aumentar como diminuir a potência contratada. No entanto, convém saber que, em alguns casos, poderá ser necessário instalar um disjuntor mais potente ou adaptar a instalação elétrica.
No caso de solicitar uma diminuição, poderá esperar uma poupança significativa na sua fatura de eletricidade.
Qual é o preço da potência contratada?
Em Portugal, coexistem os mercados de energia livre e regulado*. Isto significa que, dependendo do seu plano de eletricidade, terá condições e custos variados.
Geralmente, quanto maior for a potência contratada, maior será o custo fixo e mensal da sua fatura de eletricidade, daí a importância de contratar a potência ideal.
Na Iberdrola, como nos inserimos no mercado livre, temos a flexibilidade de nos adaptar às suas necessidades e reunir as condições que melhor visam a sua poupança energética.
> Se a sua prioridade é ter maior controlo no seu orçamento familiar, o Plano Mais Casa será aquedado pois garantirá até 20% de desconto vitalício.
> Se pretende pagar pelo preço variável, indexado ao mercado OMIE (Operador do Mercado Ibérico de Energia), recomendamos considerar o Plano Simples Indexado. Poderá ainda consultar em tempo real o preço horário do mercado diário da energia (€/ MWh).
> Se pretende gerir de forma ainda mais controlada, o Plano Simpels Indexado Dinâmico, adiciona a possibilidade de planear as suas horas de maior consumo. Com este plano irá pagar um preço horário variável.
> Se o que prioriza é praticidade, rapidez e poupança, pode contratar o Plano Mais Digital, em exclusivo via online. Será um processo cómodo, ágil e remoto com garantia de 22% de desconto vitalício.
Para todas as nossas soluções, disponibilizamos a monitorização de consumo permanente, na sua App Iberdrola Clientes Portugal. Um complemento prático e eficiente à sua jornada de eficiência energética.
Qualquer dúvida ou questão, ligue gratuitamente para 800 60 60 60 (disponível todos os dias úteis, das 9h às 20h).
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